terça-feira, 21 de julho de 2009

Segredos para Passar no Vestibular

Preparação exige rigidez de horários e cumprimento de metas.
Alunos não devem abandonar o lazer.

Saber organizar bem o tempo e o conteúdo a ser estudado é fundamental para o candidato se dar bem no vestibular.

“Cada aluno tem que ser um executivo: disciplinado, rigoroso, perseverante e atento a horários”, indica Maria Irene Maluf, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Segundo pedagogos e professores de cursinho, prestar atenção às aulas, estudar em um ambiente tranqüilo e manter a concentração no momento da leitura ajudam no processo da aprendizagem e memorização do conteúdo.

Tentar fazer associações com elementos do cotidiano e outros temas estudados também são estratégias para fixar bem o assunto. De acordo com a pedagoga Maria Angela Carneiro, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), não há uma fórmula mágica de como estudar. “Cada pessoa deve identificar a maneira que aprende melhor e aplicar isso no seu cotidiano”, afirma. “Tem gente que prefere fazer resumos, outros gostam de grifar o que estão lendo ou até mesmo falar em voz alta”, acrescenta. Segundo ela, estudar sentado, deitado, ouvindo música ou no silêncio também depende do jeito de cada um.

Para professores de cursinhos, a melhor forma de aprender é fazer exercícios e responder provas de vestibulares passados, assim o candidato testa seu conhecimento e se familiariza com o tipo de questão que pode cair no exame. Quem faz cursinho ou está no 3º ano do ensino médio deve estudar diariamente as matérias ensinadas. “Aula dada é aula estudada, se o aluno vai para o cursinho de manhã, à tarde ele deve rever tudo o que aprendeu”, recomenda Alberto Francisco do Nascimento. Pelo menos quatro matérias diferentes devem ser vistas a cada dia.

Segundo os professores, estudar apenas uma disciplina por muitas horas pode cansar o aluno. “Não adianta saber só uma matéria porque no vestibular vai cair tudo. Mesmo quem é muito bom em um assunto precisa saber também das outras disciplinas”, diz Vera Lúcia da Costa Antunes. Lazer No ano de vestibular, apesar de dedicar grande parte do tempo aos estudos, o candidato não pode deixar o lazer de lado.

Fazer outras atividades, namorar e sair com os amigos no fim de semana ajudam a aliviar a tensão. “Se a pessoa não tem lazer, chega no final do ano esgotado. O equilíbrio emocional é importante no vestibular”, diz Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário